Os Desafios da Insularidade Em Debate Num Encontro Fora da Caixa

A Ilha Montanha foi a grande anfitriã da iniciativa promovida pela Caixa Geral Depósitos (CGD) e que reuniu na Madalena do Pico políticos, empreendedores e académicos de toda a Região, numa reflexão sobre o potencial do mar e os constrangimentos da insularidade, contando ainda com a presença de um dos ícones da música nacional, Pedro Abrunhosa.

O Auditório da Madalena foi o palco escolhido para acolher, esta terça-feira, o último Encontro Fora da Caixa, dinamizado pela CGD em estreita parceria com o Jornal O Público.

Refletir sobre os desafios que a insularidade coloca ao arquipélago dos Açores, nas diferentes esferas sócio-económicas, foi o fio condutor do Encontro que contou com a presença do CEO da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, e do Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro.

O carácter ultraperiférico da Região foi o denominador comum de todos os painéis, tendo o primeiro tema de debate se focado na vertente sísmica e vulcanológica dos Açores, pela voz de quem conhece e estuda esta realidade, o Presidente do IVAR, Rui Marques; o coordenador da UCO do CIVISA e Reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar; e o Presidente da Sociedade de Engenharia Sísmica, João Azevedo.

Foram ainda debatidas as possibilidade de uma economia exótica, num painel que reuniu a empresária Benedita Branco, sócia principal da Lava Homes; o Presidente da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, Losménio Goulart; o fundador da AzoresX, Roberto Lino; e o administrador executivo da CGD, José João Guilherme.

Com o intuito de cruzar diferentes olhares, o evento, que contou ainda com a presença de diversos autarcas açorianos reunidos na Ilha Montanha em Assembleia Intermunicipal da AMRAA, terminou com uma conversa conduzida pelo músico Pedro Abrunhosa, que presenteou o público com uma breve atuação.