O Melhor da Arte Cinemática na Paisagem na Ilha Montanha

A terceira edição do festival “Miragem” arranca já este sábado, trazendo o melhor da arte cinemática na paisagem à Ilha do Pico.

Na Madalena serão exibidas quatro longas-metragens, em dois locais emblemáticos do Concelho, o Museu do Vinho e no Parque de Lazer dos Fogos.

EM EXIBIÇÃO NO MUSEU DO VINHO

Realizado por Sílvia das Fadas, "“Luz, Clarão, Fulgor - Augúrios para um Enquadramento Não Hierárquico e Venturoso” será exibido na terça-feira, dia 6 de setembro, pelas 21h30, no Museu do Vinho.

Realizador: Sílvia das Fadas

Ano: 2019 // Duração: 40 minutos

Sinopse: “Procuro por augúrios enquanto olho teimosamente as ruínas de uma comuna. Por exemplo: “clima favorável aos errantes”. Caminho através dos tempos, gravando erraticamente imagens e sons através da espacialidade caleidoscópica do Alentejo, uma região com nome de rio, para além de um rio. Como caminhar oferece encontros inesperados e co-presenças, missivas são enviadas de e para as margens. Por exemplo: “cultivar órgãos para a alternativa”. Os meus sentidos são parciais, precários e fragmentários, mas não a minha orientação: trava-se uma luta quotidiana pelo fulgor e eu quero fazer parte dela. Contra um firmamento de desapropriação de terras, corpos e laços sociais, estamos a preparar-nos. Por exemplo: “De nível!” O fulgor é móvel, a comunidade prefigurada é dispersa e diversa. Através de dissenso e associações de afinidade, autonomia e reencantamento, a oferenda do cinema possibilitar-nos-ia florescer livres de imposições hierárquicas.”

EM EXIBIÇÃO NO PARQUE DE LAZER DOS FOGOS

“Think About Wood, Think About Metal”

Realizado por Manon de Boer, “Think About Wood, Think About Metal” será exibido na quinta-feira, dia 8 de setembro, pelas 21h30, no Parque de Lazer dos Fogos, na freguesia da Candelária.

Realizador: Manon de Boer

Ano: 2011 // Duração: 48 minutos

Sinopse: Think About Wood, Think About Metal é um terceiro retrato cinematográfico de uma trilogia, cujos outros dois títulos são Sylvia Kristel – Paris (2003) e Ressonating Surfaces (2005). Em cada filme descobrimos o retrato de uma mulher diferente e, aqui Manon de Boer leva-nos ao encontro da percussionista Robyn Schulkowsky. Um retrato poético de Robyn Schulkowsky, que trabalhou com John Cage, Karlheinz Stockhausen, John Zorn e Christian Wolff. As suas improvisações de percussão ocupam uma parte importante do filme. Ritmo e estrutura não-linear do tempo são explorados para as considerações de conceitos mais abstratos como memória, história e vida.

''Notes From Light Music''

Realizado por Lis Rhodes, “Notes From Light Music” será exibido na quinta-feira, dia 8 de setembro, no Parque de Lazer dos Fogos, na freguesia da Candelária.

Realizador: Lis Rhodes

Ano: 1975 // Duração: 12 minutos

Sinopse: Uma versão comprimida, de ecrã único, da famosa fusão de som e imagem de Lis Rhodes. Light Music foi mostrada num formato de ecrã único de 16 mm, em 1976. Esta versão é uma tradução digital. A 'partitura' está dividida em cinco movimentos que se caracterizam pela sua diferente duração, tom e acentuação dos sons.

''What Is The Sound Of One Hand Clapping?''

Realizado por Liliane Lijn, “Think About Wood, Think About Metal” será exibido na quinta-feira, dia 8 de setembro, pelas 21h30, no Parque de Lazer dos Fogos, na freguesia da Candelária.

Realizador: Liliane Lijn

Ano: 2074 // Duração: 14 minutos

Sinopse: Este é um filme de Koan. O título é retirado de um koan japonês, que é um problema de meditação zen. O filme concentra-se numa série de esculturas cónicas que foram usadas como objetos de meditação ou de como esvaziar a mente. Relacionei este problema com o problema espacial de como desmaterializar um volume em vibração. Uma seção do meu trabalho de 1964 a 1972 é mostrada cronologicamente neste filme. Todas estas obras são cónicas e todas tentam de uma forma ou de outra esvaziar a mente e dissolver a matéria.