Município da Madalena Homenageia Francisco de Matos Bettencourt

Enaltecendo o seu incontornável contributo na vida cultural e cívica do Concelho, a autarquia editou um livro sobre a vida e obra desta figura maior da música tradicional picoense.

O Município da Madalena prestou, este domingo, homenagem a um dos seus mais ilustres concidadãos, Francisco de Matos Bettencourt, celebrando o centenário de nascimento deste candelense.

Com a sala repleta de familiares, amigos e antigos alunos, foi lançado o livro “Francisco de Matos Bettencourt (1922-2004)”, da autoria de Fernanda Medeiros.

Editada pelo Município da Madalena, a obra retrata a vida deste grande músico, compositor e artesão de instrumentos, cujo “legado permanece na memória das gentes e na cultura de um povo que não o esquece”.

Presente no evento, José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena enalteceu o contributo do músico.

“Exemplo maior de dedicação às artes e à sua comunidade, o mestre Francisco é uma inspiração para todos nós”, referiu o autarca, acrescentando que este homem “marcou a vida cultural do nosso Concelho e da Ilha (…) permanecendo nas nossas memórias como uma referência incontornável”.

Responsável pela formação de dezenas de músicos madalenenses, Francisco de Matos Bettencourt destacou-se ainda pelo seu forte envolvimento na esfera cívica e política do Pico “[lutando] por causas que considerava essenciais para o desenvolvimento da nossa ilha”.

A par da apresentação do livro, realizada por José Carlos Costa, o serão cultural contou ainda com a atuação de André Azevedo, aluno do Centro de Formação Artística da Câmara Municipal da Madalena, e uma sessão de autógrafos da autora da obra.