Festa do Glorioso Apóstolo e Evangelista São Mateus

A freguesia de São Mateus celebra esta quarta-feira a Festa do Glorioso Apóstolo e Evangelista São Mateus.

Fazendo cumprir por mais um ano esta promessa secular, será realizada pelas 16h00 a Eucaristia, seguida de Procissão e arraial com distribuição de rosquilhas e a atuação das filarmónicas Lira de São Mateus e Lira Madalenense.

Secular, a Festa de São Mateus é uma das mais antigas tradições açorianas, coincidindo com um voto do povo daquela freguesia, que remonta a 1718, aquando de uma erupção vulcânica que obrigou à fuga de todos os habitantes daquele lugar. Os fiéis, transportando consigo a coroa do Espírito Santo e a imagem de São Mateus, prometeram que se pudessem regressar a casa, no dia do Padroeiro, “enquanto o mundo fosse mundo, haveriam de coroar com a coroa do Espírito Santo e distribuir rosquilhas”, voto que ainda hoje se faz cumprir.

Promovendo as nossas mais genuínas tradições, o Município da Madalena associou-se, como é habitual, à celebração desta festividade, disponibilizando todo o apoio necessário para a sua realização.