Ilha do Pico Presta Homenagem a Antigos Combatentes Com Inauguração de Memorial Na Madalena

Assinalando o Dia do Combatente do Pico, foi descerrada uma placa, evocando a bravura de todos aqueles que lutaram em defesa da Pátria, numa cerimónia que contou com a presença de forças vivas do Concelho e da Ilha, assim como de muitos dos militares que serviram Portugal em Angola, Guiné, Moçambique, Índia e Timor.

O Núcleo da Ilha do Pico da Liga dos Combatentes prestou, esta quarta-feira, homenagem aos soldados picarotos que lutaram pela Pátria, nas guerras no Ultramar, inaugurando um Memorial em reconhecimento do seu heroísmo.

Com honras militares prestadas pela GNR, a cerimónia contou com a presença dos Presidentes de Câmara e Juntas de Freguesia da Ilha do Pico, assim como de diferentes representantes das Forças Armadas na Região.

Enaltecendo o seu heroísmo, José António Soares, Presidente da Camara Municipal da Madalena, exaltou a “bravura” de todos aqueles que “saíram desta terra em defesa da Pátria (…) e que, com o seu sangue e suor, ajudaram a dignificar a Nação Portuguesa e a prestigiar a nossa Terra”.

Expressando o seu “mais profundo agradecimento” pelo “contributo de todos os nossos antigos combatentes na sua abnegação heroica em prol do outro”, o autarca considerou que “cabe-nos a todos nós [enquanto Sociedade Civil] fazer jus à sua vida, dando testemunho dos seus atos e estoicismo”.