Madalena Distinguida Com Menção Honrosa nos Prémios Viver em Igualdade

Autarquia destaca-se na Região e no País pela estratégia adotada ao nível da inclusão social, com a instalação de um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, bem como pelo apoio às famílias, favorecendo a conciliação da vida familiar e profissional, com a abertura de três Ludotecas no Concelho.

O Município da Madalena foi reconhecido, uma vez mais, “pelo excelente trabalho evidenciado na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação”, com a atribuição de uma menção honrosa nos Prémio Viver em Igualdade.

A candidatura da autarquia destacou-se entre as restantes em concurso, pela promoção da inclusão social e da conciliação da vida laboral e familiar, através dos múltiplos projetos dinamizados pela edilidade neste âmbito, nomeadamente a abertura do primeiro e único Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes existente no Triângulo, e criação de três Ludotecas no Concelho.

Na vanguarda das políticas sociais, a Câmara da Madalena foi ainda a primeira dos Açores a adotar um Plano Municipal Para a Promoção da Igualdade de Género.

Criados em 2016, os Prémios Viver em Igualdade têm como objetivo distinguir e reconhecer Municípios com práticas que promovam a territorialização e apropriação local dos objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, nas dimensões da igualdade de género, da prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, e na prevenção e combate à discriminação.