Madalena Acolhe Fórum do Espírito Santo

O culto ao Divino Espírito Santo, a manifestação religiosa que melhor define a Açorianidade, deu mote ao evento coorganizado pelo Município da Madalena e pela Universidade Aberta e que contou com a participação de reconhecidos académicos, assim como do Diretor Regional da Cultura e do Vice-Presidente do Município de Alenquer, o berço das Festas do Espírito Santo.

O Auditório da Madalena recebeu, esta segunda-feira, o Fórum do Espírito Santo.

Promovendo uma profunda reflexão sobre esta temática, a partir de diferentes abordagens sobre a religiosidade do Povo Português, que se expressa na devoção ao Espírito Santo, foi analisada a origem, a evolução e pluriformidade deste culto, a sua importância enquanto legado patrimonial e as singularidades desta festividade no nosso Concelho.

“Símbolo da união da família açoriana dispersa pelo mundo, esta é sem dúvida uma das maiores manifestações religiosas no nosso Arquipélago, o legado cultural que melhor carateriza a Açorianidade”, enalteceu José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena, considerando esta solenidade “tão importante na nossa comunidade que se funde com a nossa própria identidade”.

“Entre o fim de semana de Pentecostes e o da Trindade, não há freguesia nos Açores que não celebre a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, vestindo-se a rigor para honrar este culto secular, levado a cabo nestes Impérios de Partilha e Amor”, referiu ainda o Autarca acrescentando que “não obstante a condição social ou a sua fé, nenhum picaroto fica indiferente a esta celebração, porque as festas do Espírito Santo fazem parte da alma do nosso Povo”.

Fazendo votos para que este seja “o primeiro de muitos fóruns do Espírito Santo”, o edil apelou à união em torno desta causa “de modo criar sinergias e chegar mais longe no desígnio transversal de promover este rico património, criando laços de aspiração comum, em prol do enriquecimento da cultura popular portuguesa”.