Ilha do Pico Vê Nascer Nova Fábrica de Conservas “Conseran”

Dando início a um novo ciclo de crescimento económico e progresso social para toda a Ilha Montanha, a nova fábrica da Conseran irá criar mais de uma centena de postos de trabalho, gerando riqueza e prosperidade no Pico e em toda a Região.

Foi, hoje, inaugurada a nova fábrica de conservas,“Conseran” na freguesia das Bandeiras. A cerimónia contou com a presença do Presidente do Governo Regional, o Secretário Regional das Finanças, o Secretário Regional do Mar, diversos líderes parlamentares, bem como com o Presidente da Câmara Municipal da Madalena.

O investimento superior a 15 milhões de euros, cuja construção foi desde o primeiro momento apoiada pelo Município, irá criar mais de cem de postos de trabalho, na Ilha Montanha, contando com zona de estacionamento, área de receção de peixe, câmaras de refrigeração e de descongelação, zonas de cozedura, câmaras de arrefecimento, duas linhas de preparação de pescado, cinco linhas de enchimento de latas, zona de embalamento e armazém.

Com capacidade para transformar 20 toneladas de pescado por dia, a Conseran, detentora da marca “Chamarrita”, prevê produzir 13 milhões de latas no primeiro ano, devendo atingir em 2025 os 21 milhões.

“Um Novo Ciclo de Desenvolvimento, Uma Nova Era de Progresso Na Ilha Montanha”

Enaltecendo a importância do investimento para a Ilha Montanha José António Soares, líder do Executivo autárquico madalenense, considera que esta inauguração “é o renascer de uma nova Esperança, de um novo ciclo de crescimento económico e progresso social [para o Pico]”.

“Hoje, vivemos um dia histórico. Damos início a um novo ciclo de desenvolvimento. Inauguramos uma nova Era de Progresso”, referiu o edil, na cerimónia de inauguração.

José António Soares destacou ainda a capacidade empreendedora dos investidores, considerando fundamental o esforço e a dedicação de todas as entidades envolvidas no processo, que decorreu com grande celeridade.

“Graças a uma profícua parceria entre o Município da Madalena e a Conseran - sem esquecer o empenho do Governo Regional - conseguimos num timing recorde, aquilo que noutros casos levaria anos sem fim! E este é também um motivo de grande orgulho. Porque, queremos de facto que os nossos empresários se sintam apoiados. Porque estamos de braços abertos a novos investimentos, recetivos ao empreendedorismo e à inovação”.

Satisfeito, o edil confessou ainda sentir “emoção” ao assistir à inauguração da Fábrica da Conseran, “que irá dinamizar o tecido empresarial do Concelho da Madalena e da Ilha do Pico (...) gerando riqueza e prosperidade em todo o nosso território”.

Fotografias: Cortesia do Jornal Ilha Maior