Novo Centro de Sensibilização e Conhecimento do Património Subaquático dos Açores Abre Portas na Madalena

Numa verdadeira viagem pelo tempo, o novo espaço dá a conhecer quilómetros de um mar imenso, no meio do Atlântico, onde naufragaram centenas de navios que, ao longo dos últimos séculos, navegaram rumo à Europa. Um imenso património arqueológico que pode agora visitar, em primeira mão, em pleno coração da Vila.

Foi inaugurado, esta quinta-feira, o Centro de Sensibilização e Conhecimento do Património Subaquático dos Açores (KAC - Knowledge and Awareness Centre), numa cerimónia presidida pelo Diretor Regional dos Assuntos Culturais, Duarte Chaves, e que contou com a presença de José António Soares, Presidente do Município da Madalena.

Privilegiando a história picarota e a sua constante relação com o mar, o KAC irá funcionar no antigo Mercado do Peixe, dando a conhecer a todos os que visitarem este espaço a herança cultural deixada pelos naufrágios ocorridos, ao longo dos últimos quinhentos anos, nos mares dos Açores.

A par da inauguração, que decorreu no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar, o evento contemplou ainda a apresentação da coleção “Mar Tenebroso”, composta por doze títulos, por Alexandre Monteiro, terminando com a habitual sessão de autógrafos.

Promovido pelo Município da Madalena, em cooperação com a Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais e a Agência para o Desenvolvimento da Cultura nos Açores, o Centro de Sensibilização e Conhecimento do Património Subaquático, na ilha do Pico, surge no âmbito do Projeto Margullar2, da União Europeia, confinanciado pelo programa INTERREG-MAC - Madeira Açores Canárias.