Roteiro das Adegas do Pico: Uma Jornada pelos Tesouros Vínicos da Ilha Montanha

Nascidos da pedra basáltica, os tesouros vínicos do Pico assumem-se como uma imagem de marca do Concelho e da Ilha. Num reconhecimento da qualidade incontestável dos néctares picoenses, o novo projeto do Município da Madalena a conhecer o sabor da história a cada trago, num roteiro único, por esta terra que é uma das treze regiões vitícolas no mundo aclamadas Património da Unesco.

 

O Município da Madalena apresentou, esta quinta-feira, o Roteiro das Adegas do Pico, que integra já mais de uma dezena de adegas.

Do bago ao copo, o novo projeto da Autarquia proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer toda a história contida no interior de cada garrafa, contada por quem as produz, desde o cultivo das uvas até ao engarrafamento do produto final.

Promovendo a enogastronomia local, também os restaurantes irão fazer parte deste projeto, através de formações aos profissionais da área, com intuito de criar uma simbiose perfeita entre o sabor autêntico da nossa gastronomia com os melhores vinhos.

No final da apresentação, os presentes foram brindados com uma prova de vinhos e um menu de degustação, apresentados pela Azores Wine Company.

Em constante atualização, o Roteiro das Adegas do Pico, dinamizado no âmbito do projeto ECO-TUR2, co-financiado pelo Programa INTERREG MAC - Madeira Açores Canárias, conta já com a larga maioria dos produtores certificados da Ilha, como a Azores Wine Company, Insula Atlântis, A Buraca, o Czar, Curral Atlântis, Picowines, Entre Pedras, Adega Santana, Etnom, Adega Amaral, Adega do Vulcão e A Cerca dos Frades.