Madalena Une-se na Luta Contra os Maus-Tratos Infantis

Abril é o mês de alerta e consciencialização para a violência contra as crianças. Sensibilizando a população para este flagelo, que todos os anos vitima dezenas de menores, a Autarquia iluminou-se de azul, unindo os seus esforços aos da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), que este mês irá levar a cabo inúmeras ações, alertando para este grave problema social.

A Madalena associa-se, uma vez mais, ao “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, sensibilizando a comunidade para esta problemática.

Lembrando as vítimas de abuso infantil, ao longo do mês, a Vila veste-se de azul, com a iluminação do edifício dos Paços do Concelho desta cor e a instalação de um laço gigante na sede da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

A par destas iniciativas, a CPCJ irá ainda realizar a operação azul, a operação de stop mais divertida que poderá encontrar na estrada, numa ação conjunta com a PSP da Madalena e GNR, bem como a tradicional caminhada da Comissão a 25 de abril.

A Campanha Laço Azul (Blue Ribbon) nasceu em nos Estados Unidos, no final da década de 80, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus-tratos aos seus netos – um deles mortalmente espancado - levou Bonnie a alertar a comunidade para este flagelo, utilizando o laço de cor azul como metáfora dos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.