Câmara da Madalena Inaugura Casa do Missionário

Projeto cultural multidimensional prevê, a par da valorização do património arquitetónico local, a criação do Prémio Literário Cardeal Costa Nunes, sendo ainda, por excelência, o único espaço na ilha a disponibilizar o serviço de Bookcrossing.

A Câmara Municipal da Madalena vai inaugurar segunda-feira a Casa do Missionário, um projeto cultural que visa preservar o património arquitetónico local, ao representar uma casa tradicional picoense, interpretando à luz do presente, artefactos e costumes antigos, num verdadeiro roteiro etnográfico pelo quotidiano dos nossos antepassados.

A par da preservação do património, o espaço visa ainda promover o imaginário e a identidade da ilustre figura do Cardeal Costa Nunes, numa justa homenagem a este grande homem, que a Madalena viu nascer.

O projeto, apoiado pelo programa Prorural da Adeliaçor e dinamizado pela MadalenAgir, contempla também a criação do Prémio Literário Cardeal Costa Nunes, que irá galardoar anualmente as obras de ficção, inseridas na categoria do conto, incentivando a produção de originais em língua portuguesa.

Com uma vertente cultural multidimensional, a Casa do Missionário será ainda, por excelência, o único espaço na Ilha do Pico, a disponibilizar à população e visitantes o Bookcrossing, conhecido como a prática de deixar intencionalmente um livro num espaço público, para que outros o leiam, devendo o novo utilizador repetir a prática, num profícuo ciclo cultural contínuo.

A promoção do nosso património cultural e arquitetónico é crucial para a Câmara Municipal da Madalena, que dota assim o Concelho de mais um espaço capital para a promoção das nossas tradições, em prol do enriquecimento cultural da Madalena e da Ilha.