Câmara da Madalena Galardoada em Concurso Internacional

Autarquia foi distinguida num dos mais prestigiados concursos enológicos do mundo, “La Selezione del Sindaco”.

A Câmara Municipal da Madalena recebeu, esta quinta-feira, o galardão pela candidatura apresentada ao concurso de fotografia “Paisagens e Territórios”, promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), no âmbito do XIV Concurso Internacional “La Selezione del Sindaco”.

A candidatura autárquica viabilizou a participação no certame da Adega Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico (CVIP), que conquistou o primeiro lugar no concurso, que se realizou pela primeira vez fora de Itália.

A fotografia de José Carlos Silva, apresentada pela CVIP, conquistou a Grande Medalha de Ouro, com uma imagem dos “currais”, um labiríntico rendilhado lávico, onde da pedra se faz vinho, e que deram fama e distinção à Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, aclamada em 2004, pela Unesco, como Património da Humanidade.

Ficámos muito satisfeitos com este galardão. Este é um desafio que ajuda a promover o Pico, de uma forma total, fazendo a ligação entre o turismo, a gastronomia e o vinho, sendo muito importante para a nossa promoção, a promoção da Ilha do Pico, além-fronteiras”, afirmou José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena à comunicação social.

Madalena Vai Candidatar-se a Cidade do Vinho em 2017

Visando promover o enoturismo e fortalecer a marca “Madalena, Capital dos Açores da Vinha e da Vinho”, a autarquia pretende ainda candidatar-se em 2017 a Cidade do Vinho, um projeto da AMPV, criado em 2009, acolhendo uma vastíssima panóplia de atividades e iniciativas neste âmbito.

O anúncio foi feito no decurso de uma reunião entre a Câmara da Madalena e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, realizada na autarquia, no âmbito de uma ciclo de reuniões descentralizadas que aquela entidade realizou nos vários Municípios associados do país e que contou com a presença de várias entidades ligadas ao setor, tendo-se debatido, entre outros assuntos, a Rota dos Vinhos”.

A designação de "Cidade do Vinho" tem o objetivo de contribuir para a valorização da riqueza, da diversidade e das caraterísticas comuns da cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia e património, de modo a permitir um melhor conhecimento destes valores junto dos portugueses.

Comungando destes princípios, e visando promover a viticultura, o vinho, as vinhas e as nossas mais intrínsecas tradições, a Câmara Municipal da Madalena, aposta neste que é, por excelência, um dos mais importantes setores locais como uma incontornável imagem de marca de promoção do concelho e da Ilha.