COVID-19: Recomendações da Direção-geral de Saúde

Face à recente confirmação, em território nacional, de casos de infeção pelo novo coronavírus detetado na China no final de 2019, a Direção-geral da Saúde (DGS) ativou o dispositivo de saúde pública do país, com monitorização e vigilância epidemiológica, gestão e comunicação de risco, habituais nestas situações.

Neste sentido, e no seguimento da comunicação enviada pela DGS, o Município da Madalena aconselha toda a população a seguir as seguintes recomendações da Direção-geral da Saúde:

Lave frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;

Reforce a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos lhe pareçam sujas;

Pode também usar em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool;

Use lenços de papel (de utilização única) para se assoar;

Deite os lenços usados num caixote do lixo e lave de seguida as mãos;

Tussa ou espirre para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;

Evite tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.

Recomenda-se ainda que as pessoas regressadas da China ou de uma área afetada fiquem atentas ao surgimento de febre, tosse e eventual dificuldade respiratória. Se surgirem estes sintomas, não se devem deslocar aos serviços de saúde, mas ligar para o SNS24 - 808 24 24 24, e seguir as orientações que lhes forem dadas. Por regra não se recomenda qualquer tipo de isolamento de pessoas sem sintomas.

Toda a informação veiculada por organismos oficiais está em permanente atualização, podendo ser acompanhada em https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx